Innocents
Seja bem vindo a Innocents

Registre-se primeiramente e leia a mensagem de boas vindas em sua caixa de Mensagens Privadas

Wellcome to the jungle..

Innocents

Forum destinado a Play by forum
 
PortalInícioGaleriaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se
Conectar-se
Nome de usuário:
Senha:
Conexão automática: 
:: Esqueci minha senha
Últimos assuntos
» Apresentação
Qua Mar 23, 2016 9:24 pm por Oraculo Negro

» Knightmare - Narrador responsavel pelos Gangrels.
Sex Ago 06, 2010 10:19 pm por Monique

» Dirar Akram - Narrador Responsável pelos Assamitas
Ter Jul 06, 2010 6:10 pm por Dirar Akram

» Notícias Mundiais recentes
Ter Jun 29, 2010 1:51 am por Dirar Akram

» Filadélfia, Passado e Presente.
Ter Jun 29, 2010 1:07 am por Dirar Akram

» Breve História de Nova York.
Ter Jun 29, 2010 12:46 am por Dirar Akram

» Histórias de um guerreiro temido como Principe Beduíno
Sex Jun 25, 2010 1:11 am por Dirar Akram

» Modelo de Ficha
Ter Jun 15, 2010 10:52 am por Dirar Akram

» História, como fazer?
Qui Jun 03, 2010 8:22 pm por Dirar Akram

Parceiros
Trono Negro

Trono Negro Dark Ages
 
 

 
Bloody Angels - Storyteller Fórum

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Mensenger Group


Compartilhe | 
 

 Conhecimento do Jogador vs. Conhecimento do Personagem

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Oraculo Negro
Admin
avatar

Mensagens : 76
Data de inscrição : 18/08/2009
Idade : 29
Localização : Curitiba/Pr

MensagemAssunto: Conhecimento do Jogador vs. Conhecimento do Personagem   Qua Set 02, 2009 3:50 pm



Mantendo Seu Jogo na Mesa e Fora dos Livros

Este artigo examina o que acontece quando os jogadores trazem conhecimento de fora do personagem para o jogo. O que o Mestre deve fazer se um dos jogadores memorizou de cabo a rabo as disciplinas e teimou em dar conselhos táticos para os outros jogadores no meio do combate?

Problema:
Eu Conheço Aquele clã! ou Eu gasto um de força de vontade para anular Presença (Sem saber que esta sobre o efeito)

Meus jogadores memorizaram os disciplinas, assim eles reconhecem todos as diciplinas que utilizo contra eles e as vezes até sobre presença eles usam força de vontade sem que o personagem tenha conhecimento em on que esta sobre o efeito! Como eu posso os impedir que eles usem o conhecimento de fora do jogo? - Morgan, no Fórum da White wolf

No final de 2000 e começo de 2001, eu li meu primeiro livro de Vampiro – Book Of nod, que eu tinha pedido emprestado de um amigo. Ali estavam todos aqueles contos e eu tinha lido suas lendas e profecias, e dúzias de outros, tudo em um só lugar. Eu não tinha nenhuma idéia do que era um ponto de status ou quem era caim, mas que livro LEGAL! Assim, quando eu comecei a aprender as regras de verdade do jogo logo após disso, eu já tinha um conhecimento básico de todo trama do jogo e sabia o nome de seus antediluvianos.

Caramba, a mesma situação aconteceu recentemente quando eu mestrei um jogo de Vampiro para meu irmão e seus amigos. Meu irmão mais novo (que agora tem a mesma idade que eu tinha quando eu comecei a jogar) folheou livros que eu tenho da White wolf durante uma grande da sua vida, e os seus favoritos sempre foram os livros de clã. Então, aproximadamente 3 segundos depois que eu comecei a descrever uma horrenda criatura reptiliana que supostamente teriam levado um livro que os personagens procuravam, ele disse bruscamente, "Ei, eu sei, ele é um gárgula! " Uma vez que gárgulas são criaturas bem incomuns, essa explosão foi foda para os outros players que não teriam o conhecimento de tal criatura - se ela não tivesse continuado a falar, avaliando o nível de ameaça e diciplinas relativo da criatura para o grupo.

Depois de alguns segundos em sua explicação das capacidades de Gargulas, ele percebeu evidentemente que ele tinha ultrapassado algum limite, porque ele colocou a mão em cima da boca dele e olhou para mim com uma expressão envergonhado que claramente dizia, "Ops, eu acho que não deveria saber disso." Testes de Ocultismo e manha foram feitos determinar o conhecimento do personagem sobre a criatura do tipo, e jogo continuou.

Gracinhas a aparte, esta historinha ilustra um fato simples: Até mesmo uma criança de dez anos que acabou de começar a jogar vampiro entende em algum momento que ele não deveria usar conhecimento do jogador em jogo. Porém, crianças de dez anos costumam ficar envergonhadas quando são surpreendidas, e geralmente evitam burlar as regras quando percebem o seu erro. O mesmo não pode ser dito de muitos adultos.

Solução 1: Discuta o Assunto

Você pode começar a tratar desta situação simplesmente falando com seus jogadores. Enfatize que eles não têm que "se fazerem de bobos", mas você apreciaria se eles "fossem legais" - quer dizer, dentro do intelecto e conhecimento estabelecido dos seus personagens. Se um determinado Personagem tiver muitos Conhecimentos e um alto valor de Inteligência, o jogador poderia presumir que seu personagem realmente sabe muita informação sobre o cainita feroz com assas. Mas se um Personagem tiver poucas habilidades de Conhecimento apropriado e/ou um baixo valor de Inteligência, peça para o jogador que evite interpretar uma informação que seu personagem provavelmente não teria. Mais explicitamente, informe o grupo que os jogadores não devem usar conhecimento fora de jogo para liderar, dirigir, sugerir, ou aconselhar outros jogadores sobre suas ações.

Solução 2: Exercite a Prerrogativa do Mestre

Como Mestre, você está perfeitamente dentro de seus direitos para interromper e proibir uma ação que está claramente baseada em conhecimento que o Personagem não possui. A situação é semelhante ao que acontece quando um Personagem é enfeitiçado (Dominação) - os jogadores sabem que o Personagem teve que fazer um teste de Força de Vontade (e que provavelmente ele falhou), mas seus personagens não têm nenhuma razão para suspeitar imediatamente de tal personagem. Assim, o Mestre pode e deveria proibi-los de agir contra o personagem enfeitiçado até e a menos que ele faça alguma em ação que despertaria uma suspeita razoável. E se até mesmo um Personagem se der conta que tudo não está que como deveria ser, o resto do grupo não sabe isto até que ele compartilhe a informação dentro do jogo.

Solução 3:
Imponha uma Penalidade

Os jogadores têm grande liberdade para controlar as ações de seus personagens, mas existem limites. Eles devem ser capazes de definir um limite entre o que eles sabem (ou imaginam) quando sentam à mesa e o que seus Personagens sabem dentro do jogo. Se um jogador persistir em agir de uma forma que não é razoável para seu personagem - mesmo depois de ter sido advertido - ou força demais e muito freqüentemente nas entrelinhas do que seu PJ poderia saber em jogo, sinta livre para impor uma penalidade de XP depois da cronica. Considerando que o jogador realmente não está interpretando o personagem, ele não deveria receber todo prêmio normal que receberia se jogasse corretamente. Se conhecimento fora do jogo se torna um problema persistente, então você e o jogador que quebra as regras -- ou talvez o grupo como um todo - precisem ter uma conversa séria sobre estilo de jogo.

Resumo

Veja bem, você não pode apagar a mente de um jogador se ele já memorizou o livro, então em algum ponto, você simplesmente tem que confiar que ele fará o melhor. Por outro lado, você tem todo direito do mundo de lhe dizer para ficar quieto quando ele estiver tentando para dar conselhos táticos complexos e instruções a outros jogadores baseados no conhecimento fora de jogo. Sinta-se livre reprimir esse tipo de atividade - e seja duro. Você pode tentar conversar com os jogadores e proibir certas ações que estão baseadas no conhecimento de jogador. Se tudo mais falhar, imponha uma penalidade de XP para o personagem que transgride as regras pelo fracasso no momento de interpretar o personagem - e o jogo - corretamente.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://innocents.forumsrpg.com
 
Conhecimento do Jogador vs. Conhecimento do Personagem
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Custom personagem - Creator (Links)
» [PED] Criação de personagem modificada
» Personagem sentar / deitar
» Criando jogos em VB.NET - Movimento e animação do personagem I
» Regras de Criação de Personagem

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Innocents :: The Book Of Deads :: Ajuda dos Deuses-
Ir para: